terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ribeira do Salgado celebra I Festival da Cultura Icoense


Cidadania, educação, memória e história. Estes são alguns dos elementos que se reunirão em um verdadeiro caldeirão transbordante sobre o Largo do Théberge.

O marco zero do trissecular município de Icó será testemunha de um dos maiores eventos em número de participantes e ações realizadas pela comunidade icoense, com acesso gratuito.

O público icoense e da região terão 12 dias com dança, teatro, artes plásticas, debates, experimentações artísticas, exposições, palestras, oficinas, literatura, artesanato e campanha de doação de sangue tomarão conta do Centro de Arte e Cultura Aldo Marcozzi Monteiro, antiga Casa de Câmara e Cadeia. Este é o mundo do I Festival da Cultura Icoense.

Chamado de "Icozeiro", o evento procura tornar-se um centro irradiador da cultura local e reforçar a identidade da cultura icoense, cuja simbologia está presente na árvore que já foi abundante na região, e que tem na raiz a base forte de sua vida.

ABERTURA - O evento terá início com a Oficina de Cultura Digital, que será realizado no laboratório da Escola Estadual Vivina Monteiro, entre os dias 16 e 18 de dezembro. A abertura oficial acontece no domingo [18], com a rememoração de um fato histórico. Na ocasião, será realizado, às 19hs, um cortejo brincante que tocará a “marche aux flambeaux” [marcha das tochas], executada no dia da extinção da escravidão em Icó, ocorrida no dia 25 de março de 1883.

Outra ação paralela que faz parte do calendário cultural é a Campanha de Doação de Sangue, marcada para os dias 20 e 21, a partir das 8hs até as 15hs, no Teatro da Ribeira dos Icós. O espaço teatral ainda receberá a programação do dia 26, com a realização de concerto de piano e peças de grupos de teatro icoenses. No dia 24, não haverá programação, cedida para a paróquia local, em razão das festividades de véspera de Natal.

NÚMEROS – Mais de 50 pessoas estão envolvidas, direta e indiretamente, com a realização do evento, pioneiro no gênero na região do Vale do Salgado e Centro-Sul. No palco do I Festival, passarão quatro apresentações diárias, em média, alternando cantores, grupos teatrais e grupos de dança.

Dentre os nomes conhecidos do público icoense e da região, figuram o violeiro Antônio Hélio, Kátia Silvestre, Rota do Samba [lançamento de CD], Bonfim Estevão, Zé Nilton do Brega, Luis Filho, L. Jonhson, Socorro Gaitada, Bruno Kaoss [lançamento de CD], Pedro Alex, Janne Kely Andrade, Daniel Angelim, Jônatas Weima e Pedro Lucca.

FESTIVAL – O I Festival da Cultura Icoense é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó] e Associação Cutural e Artística Icoense [ACAI] e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Cultura de Icó, Ponto de Cultura Criativa Musical, lojas maçônicas Cavaleiros da Liberdade n° 21 e Cavaleiros Templários n° 125, Rádio Brasil FM, Rádio Papagaio FM, Rádio Icó FM, Icó é Notícia, blog Icó Cultural, Escola Estadual Vivina Monteiro e Leo Clube de Icó. São parceiros deste projeto o Teatro da Ribeira dos Icós, Hemoce Iguatu, Cine dos Icós e o Núcleo de Música Sobrado Canela Preta.

SERVIÇO:

Local: Centro de Arte e Cultura Aldo Marcozzi Monteiro [antiga Casa de Câmara e Cadeia].
Data: 18 a 30 de dezembro
Horário: A partir das 19h
Entrada: Gratuita



::::: PROGRAMAÇÃO COMPLETA



*Matéria originalmente publicada no Icó é Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário